quinta-feira, 25 de março de 2010

4° Comando Regional de Bombeiros recebe homenagem


Sessão especial, proposta pelo vereador Admar Pozzobom, aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira (18,) no Plenário

Os 55 anos do 4° Comando Regional de Bombeiros (4°CRB) de Santa Maria foi tema da homenagem proposta pelo vereador Admar Pozzobom. A sessão especial, comandada pelo presidente do legislativo municipal, vereador Paulo Airton Denardin, aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira (18), no Plenário da Câmara de Vereadores.

A solenidade, que foi aberta com a apresentação da Banda da Brigada Militar, contou com a presença do secretário Jorge Pozzobom, representante do Executivo municipal, do Ten. Cel. Rodolfo Pacheco, representando a governadora do Estado, do Senhor en. Cel. Moises da Silva Fuchs, comandante do 4° Comando Regional de Bombeiros, do Cel. Silvio Régis Rosa Machado, comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) e do Senhor Major Roberto Morais Brancalione, representante do Comando da 3ª Divisão do Exército.

Em seu discurso, o vereador Admar Pozzobom ressaltou as motivações que levam um ser humano a escolher a profissão de bombeiro: heroísmo, o fato de salvar vidas e o reconhecimento público. Reconhecimento que não se limita apenas à ação de combate aos incêndios. Destacou ainda o apoio que as famílias desses profissionais prestam aos mesmos e lembrou aqueles que perderam suas vidas no exercício da atividade. Admar Pozzobom também comentou sobre os projetos sociais que a corporação possui, como por exemplo, Bombeiros nos Bairros, Bombeiros nas Escolas, Bombeiro Mirim e Bombeiro por um Dia, além de enfatizar os Anjos do Asfalto, fração responsável pelas atividades de busca e salvamento em toda a área do 4°CRB, possuindo efetivo especializado nos serviços de mergulhadores, cães de resgate, atendimento de emergências em socorros públicos, salvamento e resgate de pessoas em situação de risco.

Após a fala do vereador, ocorreu a simulação de um salvamento decorrente de um fictício acidente de trânsito e também a exibição de um vídeo com depoimentos de bombeiros, de pessoas que foram salvas por eles e de autoridades, entre elas, a governadora Yeda Crusius.

Logo em seguida, o Ten. Cel. Moises da Silva Fuchs recebeu a placa de homenagem aos 55 anos da Corporação das mãos do vereador Admar Pozzobom e, emocionado, agradeceu pelo vídeo de homenagem. O tenente ratificou o papel do bombeiro, “o bombeiro pensa primeiro na vítima, depois no serviço e depois em si”, sendo todo o bombeiro um herói.

No encerramento da sessão, o presidente da Câmara, vereador Paulo Airton Denardin, referenciou o papel do Corpo de Bombeiros na comunidade e agradeceu a presença de todos. A solenidade foi finalizada com a apresentação de Junior Benaducci, que cantou o Hino Riograndense.


Texto e foto: Milena Jaenisch
Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Maria
Jornalista responsável: Renata Bianchini (MTb 11.916)
Vale Machado, 1.415
(55) 3220-7252
www.camara-sm.rs.gov.br
imprensa@camara-sm.rs.gov.br