quinta-feira, 27 de maio de 2010

CCJ CONVOCA NOVA AUDIÊNCIA PARA


Uma nova rodada de discussões, marcada para no dia 16 de junho próximo, foi o resultado da audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (26) no plenário da Câmara de Vereadores, convocada pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa para discutir os projetos do Executivo que tratam da criação do Centro de Vigilância Ambiental e Bem Estar Animal. A audiência desta tarde foi solicitada pelo vereador Admar Pozzobom (PSDB), relator da matéria na CCJ, para que, segundo ele, os segmentos interessados no assunto apresentassem as suas sugestões.

E foi em razão de sugestões e críticas apresentadas, algumas com divergência de concepção em relação à proposta original, que a Comissão, conforme anunciado pela presidente dos trabalhos, Sandra Rebelato (PP), decidiu pela realização desta nova audiência. No dia 16 de junho deverá ser apresentada nova redação do projeto, com a incorporação das propostas apresentadas, salvaguardadas as questões de constitucionalidade e legalidade.

A audiência dessa quarta-feira foi marcada pela participação de diversos segmentos que possuem íntima relação com a matéria. Muitas manifestações atentaram para a necessidade de cumprimento das leis já existentes e para a tentativa de aperfeiçoamento do projeto apresentado, uma vez que este não responde a questões fundamentais. Entre os pontos que geram polêmica são citados a forma como animais serão esterelizados, o destino dos mesmos em caso de superlotação do centro e a origem da verba para a construção e manutenção do espaço.

O secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior citou a importância de haver uma lei municipal para dar respaldo legal às ações promovidas pelo poder público no setor. Também comentou da gravidade que o abandono de animais gera para o município: “É um problema sério para a secretaria e para o poder público como um todo. Essa questão é um problema histórico de Santa Maria e o encaminhamento desse projeto é fundamental para resolvê-la”.

Estiveram presentes na audiência, o secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior, o médico veterinário da Secretaria de Saúde Rafael Potter, além dos já citados, os vereadores Maria de Lourdes Castro (PMDB), Marion Mortari (PP), Isaias Romero (PMDB), Tubias Calil (PMDB) e Manoel Badke (DEM), entidades protetoras de animais, estudantes e representantes comunitários.

Texto: Beto São Pedro

Assessoria de Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS
Jornalista responsável: Renata Bianchini (MTb 11.916)
Rua Vale Machado, 1.415
(55) 3220-7252
www.camara-sm.rs.gov.br
imprensa@camara-sm.rs.gov.br