terça-feira, 17 de abril de 2012

Audiência Pública sobre a Descentralização do SAMU

Nesta segunda-feira (16),ocorreu no salão de atos do Colégio Marista Santa Maria a audiência pública que tratou da descentralização da central de regulação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

A comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa foi representada pelos deputados Jorge Pozzobom e Valdeci Oliveira.

Na ocasião a população e a representação do governo discutiram as possibilidades da transferência da central telefônica vir para Santa Maria, e não centralizada em Porto Alegre como é atualmente. Foram ouvidos depoimentos de quatro casos que terminaram em morte de pacientes que solicitaram o atendimento do SAMU, e a possível falha nos atendimentos. Carlos Dornelles, médico e coordenador do SAMU, explicou os procedimentos e normas técnicas adotadas mundialmente para o atendimento telefônico nos casos de urgência, e concordou que existe uma dificuldade no serviço em razão dos inúmeros trotes, e informação de endereços imprecisos no momento de localizar um paciente.

Como resultado da reunião, foi estipulado um prazo até dia 30 de maio para a Comissão de Saúde Estadual discutir junto a Assembleia Legislativa a possível alteração do serviço.

Como vereador de Santa Maria, sou a favor da descentralização da central de regulação do SAMU, pois agilizaria o serviço, e mais vidas poderiam ser salvas.

Fonte: http://www.camara-sm.rs.gov.br