sexta-feira, 13 de abril de 2012

Forum em POA, sobre o uso das sacolas plásticas

Nesta quarta-feira (11), estivemos presentes no Fórum Agas sobre as sacolas plásticas: problema ou solução?,onde foi discutido o acondicionamento de mercadorias no varejo gaúcho.

O debate sobre o tema ganhou força em todo o País a partir do dia 4 de abril, quando os supermercados de São Paulo encerraram a distribuição das sacolas plásticas tradicionais aos consumidores. Um dos debatedores do evento, o ex-presidente da Associação Brasileira de Química, Eduardo McMannis Torres, entende que as sacolas não são o centro do problema. ‘A pergunta que fica é: se outros estados eliminaram as sacolas plásticas, onde estão sendo acondicionados os lixos?’, questionou o engenheiro.

Mesmo entendendo a intenção da iniciativa da Associação Paulista de Supermercados, o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, entende que os supermercados gaúchos não devem tomar medidas prematuras, devido à falta de alternativas que sejam práticas, recicláveis, economicamente viáveis e menos prejudiciais ao meio ambiente do que os sacos plásticos tradicionais.

Para o supermercadista, o momento é de criar iniciativas a quatro mãos, reduzindo o uso de sacolas plásticas com programas de conscientização de empacotadores e consumidores, ações do poder público e investimentos da indústria em alternativas.

Fonte: Notícias AGAS.